de olho nos recursos públicos

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral está firmando uma importante parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), com o objetivo de cada vez mais orientar e ajudar os Comitês 9840 – criados na época da coleta de assinaturas para o Projeto Ficha Limpa – em seus trabalhos de fiscalização.

Nesse intuito, a CGU realizará amanhã (dia 12/5), às 15 horas, um bate-papo com a equipe técnica responsável pelo Portal da Transparência. Os servidores envolvidos darão dicas de navegação e explicarão como os visitantes podem obter, com facilidade, informações a respeito da destinação dos recursos públicos federais.

O objetivo do encontro virtual, promovido no âmbito do programa Olho Vivo no Dinheiro Público, é incentivar ainda mais o uso da ferramenta por todas as pessoas interessadas em saber como o dinheiro público é usado e em atuar como fiscais da sua correta aplicação.

Para participar do chat, basta acessar o hotsite do programa – www.cgu.gov.br/olhovivo – e clicar no item “Chat”, localizado no menu lateral esquerdo. Quem não puder entrar na hora marcada, poderá conferir as perguntas e respostas, posteriormente, na própria página.

No mesmo endereço, estão disponíveis as transcrições dos outros chats realizados, sobre os seguintes temas: Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); Programa Bolsa-Família; e Licitações e Contratos.

SOBRE O PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

O Portal da Transparência, lançado em novembro de 2004 pela CGU, é um canal pelo qual o cidadão pode acompanhar a execução financeira dos programas de governo, em âmbito federal. No Portal estão disponíveis informações sobre recursos transferidos pelo governo federal a estados, municípios e Distrito Federal; recursos transferidos diretamente ao cidadão; gastos diretos realizados pelo governo federal, em compras ou contratação de obras e serviços, incluindo os gastos de cada órgão com diárias, material de expediente, compras de equipamentos e obras e serviços; gastos realizados por meio de cartões de pagamentos do governo federal; receitas previstas e realizadas pelo governo federal por órgão e por categoria das receitas; convênios; empresas sancionadas; cargo, função e situação funcional dos servidores e agentes públicos do Poder Executivo Federal.

[+] SERVIÇO:

Chat sobre o Portal da Transparência
Entrevistados: Equipe do Portal
12 de maio de 2010, às 15 horas