Outros Trabalhos

06

Fundos Rotativos Solidários

O projeto de Apoio e Fomento às Iniciativas de Fundos Solidários na Região Centro-Oeste se propôs a estimular o fortalecimento dos fundos; a construção de redes territoriais, estaduais e regional; e a articulação com políticas públicas da Região. Teve como desafio buscar estratégias socioeducativas estruturantes, em especial para empreendimentos mais fragilizados pela economia de mercado. Uma diversidade de pessoas está envolvida nas iniciativas de fundos: indígenas, ribeirinhas(os), quilombolas, campesinas(os), artesãs(os) etc. O objetivo foi aprofundar ações coletivas nos níveis local e regional, aumentando a força socioprodutiva e a sustentabilidade político-financeira.

05

Cooperativas de Agricultura Familiar

A União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) tem associadas distribuídas nas cinco regiões do país, somando aproximadamente 700 cooperativas. São 19 Unicafes estaduais constituídas que prestam atendimento e articulação para a Agricultura Familiar e Economia Solidária. As estratégias de atuação são formadas por bases de serviços especializadas e operacionais. A Unicafes apoia as cooperativas no desenvolvimento de suas iniciativas econômicas e na expansão e consolidação do cooperativismo solidário.

04

Jornalismo da Terra

O curso de Bacharelado em Comunicação, com graduação em Jornalismo da Terra, aconteceu entre 2010 e 2013 e formou 45 alunos e alunas. Foi ofertado em decorrência de convênio entre Universidade Federal do Ceará e Ministério do Desenvolvimento Agrário (representado pela INCRA/CE), para assentados e assentadas da reforma agrária de 22 estados do Brasil e do Distrito Federal, dependendo de aprovação no vestibular. A proposta pedagógica, seguindo diretrizes do Programa Nacional de Educação para a Reforma Agrária (PRONERA), fundamentou-se em dois tipos de atuação: um período intensivo, presencial (tempo escola) e outro não presencial (tempo comunidade).

03

Comercialização Solidária

O Projeto Nacional de Comercialização Solidária (PNCS) no Brasil foi uma ação promovida pelo governo federal com objetivo de construir espaço de referência, suporte, integração e fortalecimento para a comercialização em Economia Solidária. O PNCS foi executado pelo Instituto Marista de Solidariedade (IMS), envolvendo estratégias relacionadas ao Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário (SNCJS) e ao fortalecimento de redes e cadeias produtivas. Uma equipe nacional e 20 articuladores e articuladoras estaduais estiveram no Projeto.

02

Instituto CUCA

O Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte de Fortaleza (Cuca) é um equipamento público e um espaço de expressão e produção cultural para jovens de Fortaleza (CE). A primeira unidade em operação foi o Cuca Che Guevara, na Barra do Ceará. Sua criação foi demandados pelo Orçamento Participativo (OP) e atendem a um público de 15 a 29 anos. São geridos pelo Instituto CUCA (organização social).

01

Uma Terra e Duas Águas

O programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) é uma das ações para promover a convivência com o semiárido colocadas em prática pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), no curso dos últimos 15 anos. Foi concebido para fortalecer os efeitos e dar sequência ao Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido: Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC) e está voltado a dinamizar processos de desenvolvimento rural na região. 

Sempre é Possível começar
Algo Novo!

Um diálogo diferente pode começar a partir de um movimento seu.
Aproveite o formulário abaixo e mande um alô.
Vamos dialogando.

9 + 15 =