Operação Pandemia

Brasília está sobre pressão sanitária e o pânico toma conta de instituições, escolas e da mídia. Há uma semana, um trocador de ônibus recebeu meu dinheiro com uma máscara na cara. Ontem, o Colégio Militar suspendeu as aulas. A manchete do Correio Braziliense de terça, dia 4, é alarmante:ScannedImage-2

São 96 mortes confirmadas por gripe suína no país. Daí, especialistas reunidos aqui na cidade recomendaram ao Ministério da Saúde a liberação desse “antiviral de alta eficácia” para crianças e adultos. Os hospitais estão cheios de gente, piorando o quadro de contaminação.

Mas, pequenas coisas estão escondidas nesta manchete em caixa alta do Correio Braziliense. Segundo boletim de ontem do Ministério da Saúde, no Brasil, entre 25/4 e 01/8, foram informados pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde 17.277 casos de pessoas com sintomas de “algum tipo de gripe”.

Do total, 2.959 (17,1%) foram confirmados como influenza A (H1N1). Das pessoas infectadas pelo novo vírus, a grande maioria (71,5%) apresentou sintomas leves, num total de 2.115 pessoas. Os restantes 28,5% (844) apresentaram febre, tosse e dificuldade respiratória, mesmo que moderada. Com 96 óbitos causados pelo novo vírus A (H1N1), confirma-se uma mortalidade de 11,4%.

Quer saber? Aperta o play, dá uma paradinha de 9 minutos e pensa um pouco sobre isso.

httpv://www.youtube.com/watch?v=CcgCBiyGljM